CONTEÚDOS

O INSTITUTO REDEMAR E O LAJE VIVA ASSINAM TERMO DE PARCERIA PARA PRESERVAÇÃO DE RAIAS-MANTAS NO BRASIL.

O Projeto RedeMantas do Brasil 2021 tem como foco a preservação de espécies ameaçadas de extinção no Brasil e no mundo conhecidas como as raias gigantes ou raias mantas.

Com a proposta de fomentar o conhecimento e promover a preservação da espécie, o Instituto REDEMAR (BA) e o Instituto Laje Viva (SP) assinaram termo de parceria para execução do Projeto RedeMantas Brasil, com objetivo de realizar ações conjuntas voltadas à preservação dos ecossistemas marinhos e da fauna marinha, como pesquisas de campo, ações de educação ambiental para conscientização da população para a conservação da manta birostris ou mobula birostris, a maior espécie de raia do mundo que pode atingir até 8 metros de uma asa à outra, pesar mais de 2 toneladas.

“O projeto Rede Mantas do Brasil é uma oportunidade de extensão da conscientização sobre as espécies chamadas popularmente de raias gigantes, aqui para nosso estado da Bahia e para a região nordeste. Essas espécies são ameaçadas de extinção, sendo o trabalho do projeto, com foco em sua preservação, essencial para sua sobrevivência. Além da grande contribuição para ciência que esses estudos irão gerar, com a descoberta de uma possível ocorrência de nova espécie nas nossas águas, espécie que foi encontrada no México e que está no processo de ser descrita”, explica Letícia Rizzetto, bióloga do REDEMAR.

Recentemente uma raia-manta foi cruelmente pescada e morta no Sul da Bahia. O animal foi rebocado por um barco e depois puxado pelos pescadores até a areia, por cordas amarradas em suas nadadeiras cefálicas. Tratava-se de um macho da espécie M. birostris, a maior raia do mundo, classificada no estágio “vulnerável à extinção” na lista vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais). “Muitas mantas estão sendo pescadas por lá. Precisamos não apenas mapear a região e coletar dados dos animais, mas educar a população, conscientizar os pescadores. Uma raia-manta vale muito mais viva do que morta”, acredita Paula Romano.

A relação com o Mar é da nossa Natureza.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

SEJA VOLUNTÁRIO

Precisamos de novos voluntários que nos ajude a transformar o futuro de todos.

Preencha o formulário ao lado, que entraremos em contato com você.

Criado com ❤ pelo time da Ideias Movimentam. ©️ Copyright 2021 - Todos os direitos reservados.

Links Úteis

Acompanhe nossas Redes Sociais

Open chat
Precisa de ajuda?