CONTEÚDOS

Como Retomar o Crescimento?

Como retomar o crescimento
Na pós-pandemia, o mundo precisará vencer a crise econômica que se agravou com a chegada do Covid-19. No curso da transição para uma produção ecológica, vemos a Europa investindo para consolidar a ECONOMIA DO MAR. O tema é uma oportunidade de abrirmos espaço para além das tradicionais explorações offshore de petróleo e gás, que representam 34% do PIB no mundo, para criarmos novas formas sustentáveis que garantirão a manutenção da vida na Terra.
A discussão perpassa o importante papel dos oceanos na regulação do clima e a urgente necessidade de manter o oceano saudável. Os oceanos não podem mais servir de lixeira do mundo, correndo hoje sérios riscos em decorrência da má gestão dos resíduos sólidos em terra e o crescente uso dos descartáveis plásticos. Se fazem urgentes a regulação da pesca artesanal, a supressão do descarte de lixo plástico, a ordenação de ocupações dos espaços marinhos, a segurança jurídica e a educação oceânica.
A ECONOMIA DO MAR é um mercado promissor pela vasta possibilidade de utilização e pela abundância de áreas em nosso pais com Zonas Econômicas Exclusivas (ZEE) que ocupam a 10ª posição no mundo. Segundo relatório publicado pela FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, que aponta para a necessidade de crescimento da aqüicultura para atender as necessidades humanas. Até 2050, vamos precisar expandir em 50% a geração de energia, 40% a geração de água e 60% a geração de alimentos. Pela disposição geográfica das grandes metrópoles sem capacidade de expansão , os OCEANOS passam a ter promissor e importante papel na geração de recursos que garantirão a possibilidade de geração de emprego, renda e riquezas, além da prestação dos seus serviços sistêmicos de geração de oxigênio e captura de carbono.
Não por acaso, em 2021 a UNESCO vai iniciar a década do Oceano e concentrar esforços para ampliar o entendimento e a defesa desse gigante e pouco conhecido planeta azul. A ECONOMIA DO MAR é um campo com bastante oportunidades, podemos considerar a geração de energia, turismo náutico e de transatlântico, criação de novas drogas farmacêuticas, a milenar garantia alimentar através da pesca, a indústria de moda praia, a indústria de cosmético e beleza, alimentação pet através de compostos de algas, só para citarmos algumas possibilidades. Vale destacar a geração de energia através do etanol a partir de algas. As opções se abrem para profissionais, stakeholders, setor educacional, com foco na oceanografia, engenharia oceânica, biologia marinha e as áreas tecnológicas que precisarão de profissionais capacitados para atuar.
É o novo normal que a cada dia se tornará tão necessário quanto termos um smartphone com acesso à internet 5G.
William Freitas
Presidente do REDEMAR
Direto Executivo do UneMar

Faça Aqui o download do nosso Infográfico:infográfico


Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

SEJA VOLUNTÁRIO

Precisamos de novos voluntários que nos ajude a transformar o futuro de todos.

Preencha o formulário ao lado, que entraremos em contato com você.

Criado com ❤ pelo time da Ideias Movimentam. ©️ Copyright 2021 - Todos os direitos reservados.

Open chat
Precisa de ajuda?