CONTEÚDOS

REDEMAR faz exposição fotográfica  “O mar não está para plástico” no Museu do Mar.

Quem visitar o Museu do Mar até o dia 20/06 poderá conferir, a exposição fotográfica “O Mar Não Está Para Plástico”, da ONG Rede Viva, Mar Vivo – Redemar. O programa de monitoramento de praias com o objetivo de conscientizar a população para o impacto que o lixo causa nos ambientes costeiro e marinho. A partir desta ação, foi montada a exposição fotográfica “O Mar Não Está Para Plástico que traz uma pequena mostra do tipo de lixo mais comum deixado nas praias. A exposição terá outras edições itinerantes ao longo dos próximos meses.

Para o presidente da Ong Rede Viva Mar Vivo, William Freitas, esta é uma oportunidade de mantermos a discussão em pauta. “Muitos países já vêm adotando políticas mais restritivas para comercialização de itens plásticos, principalmente os de uso único, como os canudos. São políticas que precisam estar alinhadas com a mudança de comportamento do ser humano, para que possamos de forma efetiva trazer transformações significativas para a triste realidade do impacto do lixo para os animais marinhos”, afirmou

Resultados – À primeira vista, os guardiães da praia, voluntários que aderiram à campanha O Mar Não Está Para Plástico, até pensaram que as praias de Salvador estavam limpas, entretanto, com uma média de 45 minutos de coleta nas praias de Itapuã, Buracão, e Boa Viagem, foram retirados 13.280 resíduos sólidos, destes, 4.880 eram filtros de cigarro.

Foram coletados 3.831 resíduos sólidos na praia de Itapuã, entre copos plásticos, palitos de picolés e churrasquinho, “bitucas” de cigarro e vidros. Já na Ribeira, foram retirados 5.817 itens na praia de Boa Viagem, uma média de 1,939 resíduos por metro quadrado. E no Rio Vermelho, a ação retirou do Buracão 1.470 filtros de cigarro, 246 fragmentos de carvão, 176 tampas plásticas e 160 espetos e palitos de madeira, entre outros resíduos, totalizando 3.632 itens, além do rejeito (orgânicos e lixo sujo).

A exposição fotográfica “O Mar Não Está Para Plástico” retrata a ação dos guardiães da praia, voluntários que aderiram à campanha de coleta de lixo nas praias de Itapuã, Buracão (Rio Vermelho), e Boa Vigem (Ribeira), promovida pela Sema e a Ong Rede Viva Mar Vivo, em fevereiro deste ano. Ao todo, foram retirados das três praias cerca de 13.280 resíduos sólidos, destes, 4.880 eram filtros de cigarro. O público poderá conferir uma pequena mostra do tipo de lixo mais comum deixado nas praias.

“O Museu do Mar Aleixo Belov durante a 20ª Semana Nacional de Museus decidiu abordar o tema do evento ‘O Poder dos Museus’ pelo angulo da preservação ambientar, todas as atividades propostas giram em torno desse tema, pois acreditamos como instituição que uma das funções e poderes desta é a defesa dos mares e oceanos, desta forma a exposição itinerante ‘O mar não está para plástico’ casa muito bem com essa proposta de conscientização ambiental.”- Etiennette Bosetto, Museóloga do Museu do Mar Aleixo Belov.

SERVIÇO: 

O quê: Exposição fotográfica “O mar não está para plástico” 

Quando: de 17/05 a 20/06

Horário: das 10:00 às 18:00

Local: Museu do Mar

Contatos: William Freitas (71) 99937-9672 – RP2 Comunicação (71) 99910-7495

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

SEJA VOLUNTÁRIO

Precisamos de novos voluntários que nos ajude a transformar o futuro de todos.

Preencha o formulário ao lado, que entraremos em contato com você.

Criado com ❤ pelo time da Ideias Movimentam. ©️ Copyright 2021 - Todos os direitos reservados.

Open chat
Precisa de ajuda?